O número de fivelas no estilo Urnes encontradas na Noruega mais que dobrou na última década, provavelmente devido ao aumento de detectoristas de metais.

Os objetos geralmente parecem pedaços de sujeira com algo dentro deles quando levados para os laboratórios de conservação para análise.
Entre uma variedade de descobertas do projeto de escavação 'Intercity Sørli-Åkersvika' em Stange, no leste da Noruega, a conservadora Margrethe Felter não teve dificuldades em distinguir o tipo de joia que acabara de radiografar, conforme escreveu em uma postagem na página do Facebook do Museu de História Cultural em Oslo:
Pudemos ver imediatamente a forma decorativa da fivela Urnes e possíveis douramentos.
Após a radiografia, a conservadora pode começar a remover a sujeira e expressou:
Esta é uma das partes mais satisfatórias de ser conservadora arqueológica.


Moda animal em massa
A fivela Urnes recebeu seu nome a partir do estilo de entalhes em madeira da igreja de Urnes. O motivo central é uma figura animal com quatro pernas, pescoço longo e magro e cabeça inclinada. O animal tem olhos em forma de amêndoa ou lágrima e é cercado por laços em forma de oito.
Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.
Os pesquisadores sugerem que o animal poderia ser um leão rodeado por criaturas semelhantes a serpentes, um cavalo ou um dragão, como alguns dos estilos posteriores descrevem animais com asas.
Este estilo animal em joias foi muito usado no final da Era Viking, durante o período de transição do nórdico antigo para a fé cristã, conforme explicou a arqueóloga e líder do projeto, Jessica McGraw, do Museu de História Cultural em Oslo, em outro texto sobre a fivela Urnes:
Descobertas de fivelas idênticas mostram que elas eram produzidas em massa e a partir da mesma fonte, um molde de argila... Algumas delas eram douradas.
Fragmentos de um molde de argila desse tipo foram encontrados durante escavações na década de 1970 em Trondheim, no centro da Noruega, mostrando a produção exata do mesmo tipo de fivela encontrada recentemente em Stange.


Perdido e encontrado cerca de mil anos depois
Os pesquisadores não sabem se as fivelas Urnes eram usadas por homens ou mulheres, ou talvez por ambos, como expôs Mc Graw:
Essas fivelas se tornaram populares durante um período em que as práticas de sepultamento estavam mudando. O costume de incluir bens funerários desapareceu durante a cristianização. As fivelas de Urnes, pertencentes ao período de transição, não são encontradas em túmulos, o que nos leva a saber pouco sobre as pessoas que as usavam.
Para ambos os sexos, as fivelas eram de uso diário durante a era viking, usadas tanto para decoração, quanto para prender roupas e mantos.
A fivela de Urnes descoberta em Stange foi encontrada na camada superficial do solo. Durante a Era Viking e na Idade Média, as pessoas às vezes escondiam seus objetos de valor para mantê-los seguros ou os depositavam como ofertas aos deuses. Neste caso, no entanto, nenhum item semelhante foi encontrado nas proximidades. Os arqueólogos acreditam, portanto, que alguém pode simplesmente ter perdido a fivela.
Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.
Debaixo da camada superficial durante as escavações nas duas fazendas Næsten e Guåker em Stange, os arqueólogos encontraram vestígios de assentamentos que datam de 4 mil anos, como sugeriu McGraw.
A fivela poderia muito bem ter pertencido a uma das pessoas que dirigiam a grande e importante fazenda daqui, durante o início da Idade Média.


Duplicado por detector
Em um artigo científico sobre as fivelas de Urnes na revista Viking de 2012, a arqueóloga Ingunn Marit Røstad escreveu que as descobertas dessas fivelas são mais prevalentes na Dinamarca.
Em 1968, oito fivelas desse tipo foram encontradas na Dinamarca. Até 1994, no entanto, já haviam sido encontradas mais de 100.
Essa quantidade também permitiu que os pesquisadores agrupassem as descobertas em diferentes estilos de fivelas Urnes, que vêm em variações.
Na Noruega, o número de descobertas em 2012 era de cerca de 27 e de acordo com McGraw:
Desde então, tivemos muitas mais descobertas [...] Não sabemos o número exato, mas pelo menos duplicou, se não triplicou desde então, em grande parte devido ao aumento da detecção de metais. No entanto, muitas vezes o que encontramos são apenas fragmentos das fivelas.
De fato, provavelmente já foram encontradas mais de 100 fivelas de Urnes na Noruega até agora, de acordo com a arqueóloga, quem encerrou:
Essa fivela não é, portanto, uma descoberta única, mas é um exemplo maravilhoso de um tipo de fivela Urnes que não temos muitos em nossas coleções no museu.
FONTE: Science Norway
BERGSTRØM, Ida Irene. This brooch became high fashion during the late Viking and Middle Age. Science Norway. Oslo, 27 de abr. de 2023. Disponível em: <https://sciencenorway.no/archaeology-medieval-history-viking-age/this-brooch-became-high-fashion-during-the-late-viking-and-middle-age/2189994>. Acesso em: 27 de abr. de 2023. (Traduzido pelo ChatGPT, uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI e livremente adaptado pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments