Cientistas britânicos recriaram o rosto de uma guerreira viking de 1.000 anos a partir de um crânio encontrado. Nas imagens de reconstrução facial, eles identificaram até um ferimento na testa da mulher, que estava enterrada no cemitério biking em Solør, na Noruega.
De acordo com o The Sun, ela foi enterrada em uma recamara cercada por armas mortais, mas não foi inicialmente considerada uma guerreira por causa de seu sexo. Confira:
Posteriormente, os cientistas assumiram os erros do estudo sobre o esqueleto escavado no século XIX, concluindo que se deixaram levar pelos achados no túmulo – um machado, uma espada, uma lança, uma faca de batalha e escudos – e tomaram a conclusão equivocada de que o esqueleto pertencia a um guerreiro homem.
Um teste de DNA publicado no American Journal of Physical Anthropology comprovou que a ossada era de uma mulher “com mais de 30 anos e bastante alta”, claramente uma oficial do exército de batalha viking.
Especialistas não têm certeza se o ferimento na cabeça foi o que causou a morte da mulher viking.
No entanto, a arqueóloga Ella Al-Shamahi disse ao The Guardian que esta é "a primeira evidência já encontrada de uma mulher viking com ferimento de batalha".
Ela acrescentou: "Estou muito empolgada porque esse rosto não é visto há mil anos … De repente, ela se tornou realmente real".
FONTE: Metro Jornal
https://www.metrojornal.com.br/social/2019/11/04/fotos-revelam-primeira-imagem-de-rosto-de-guerreira-viking-reconstruido-por-cientistas-a-partir-de-cranio-encontrado-em-cemiterio.html
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking e da Saga Viking Oluap, inscrevendo-se em nossa newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Por favor, siga-nos em nossas Redes Sociais.
Comments