A Suécia é famosa pelas auroras boreais, pelo IKEA e pelos seus vikings, conhecidos como varangianos. O país tem uma história rica e muitos patrimônios tombados, um dos quais é o enigmático Ales Stenar (ou Ale's Stone em inglês). Essa estrutura da Idade do Ferro é anterior à Era Viking e é um dos monumentos históricos mais misteriosos da nação escandinava, sendo associado a um rei mítico.
As lendas e a história de Ales Stenar
Não há registros escritos sobre o local, mas existem várias lendas sobre essa exclusiva estrutura. Embora os estudos arqueológicos tenham aumentado, o nosso conhecimento sobre o megálito ainda gera muita discordância quanto ao período em que foi erguido. Com base na datação por carbono de alguns restos encontrados, acredita-se que este local tenha sido usado no período neolítico, cerca de 5.500 anos atrás. Vários outros vestígios indicam que o local foi usado cerca de 1.500 anos atrás, na Idade do Ferro Nórdica, embora alguns acreditem que o megálito remonte apenas a 500 d.C. Há quem acredite seja da Idade do Bronze, e alguns especialistas acreditam que, durante a Idade do Ferro, a população local criou a estrutura a partir de um monumento anterior da Idade do Bronze.
Segundo o folclore local, um rei mítico foi enterrado em Ales Stenar. Acredita-se que a palavra ales signifique "santuário" na antiga língua nórdica e que aqueles que morreram em batalhas ou em viagens de navio foram enterrados ali. O megálito é modelado como um navio, o que pode simbolizar a vida após a morte.
As pedras estão alinhadas ao movimento do sol e da lua. Elas eram usadas para fazer observações astronômicas, o que teria sido crucial para uma sociedade agrícola. O sol se põe nas pedras do noroeste durante o verão e nasce na seção sudoeste no inverno. Isso também pode significar que Ales Stenar foi um importante local religioso usado para rituais.
As sociedades pré-vikings que usavam esse lugar, provavelmente praticavam uma forma de religião natural antes do desenvolvimento do panteão nórdico (mitologia nórdica). As pessoas da Idade do Ferro ou ainda mais antigas teriam celebrado o solstício e a lua cheia em Ales Stenar, e essa teoria é apoiada pelas descobertas de fogareiros ligados às piras ou chamas rituais. Atualmente, muitas pessoas visitam a área para observar e celebrar o solstício.
Recentemente, um dolmen de 5.500 anos foi descoberto nas proximidades do megálito.
O que ver em Ales Stenar, Suécia?
O megálito está localizado em um campo plano de uma colina com vista para o Mar Báltico. No total, restam 59 pedras em pé, e a maioria tem entre 2 e 4 pés de altura (0,7 e 1,4 m), mas as duas pedras de pé no final da estrutura têm quase 6 pés (1,8 m) de altura. O megálito, de forma elíptica, cobre uma área de aproximadamente 219 por 62 pés (67 x 19 m).
As pedras foram gravadas com desenhos conhecidos como marcas de copa, comuns na Idade do Bronze, mas foram bastante desgastados e as pedras podem ter caído, ao menosuma vez. Algumas das rochas pesam até 1,8 toneladas e deve ter sido necessário um esforço considerável para criar o megálito, já que algumas das pedras foram extraídas de um local a 30 km de distância. Isso sugere que o megálito poderia ter sido construído sob as ordens de um monarca.
Como Ales Stenar foi construído continua um mistério. Seria necessário muitos trabalhadores e recursos para criar esse monumento e garantir que ele estivesse na forma de um navio. Devido à sua escala e à misteriosa razão de sua construção, é conhecida como "Stonehenge da Suécia".
Nos últimos anos, foi descoberta uma pedra que pode ter sido parte da estrutura e que poderia ajudar os historiadores a reinterpretar o megálito. Os arqueólogos acreditam que a área tem muito mais segredos a serem revelados
Visitando a Suécia
A localização deste site interessante fica a leste da cidade de Ystad, em Kåseberga, na Scania, no sudoeste da Suécia. Há transporte público para Kåseberga, onde há muitas acomodações. Ales Stenar, é um local famoso para piqueniques, mas não há instalações ou lanches disponíveis no local. Nenhuma taxa é cobrada para visitar o antigo monumento.
FONTE: Ancient Origins
WHELAN, Ed. Ales Stenar, Sweden’s Stone Circle May Have More Secrets. Ancient Origins. Londres, 19 de mai. de 2020.Disponível: <https://cdn.brid.tv/live/partners/9339/snapshot/567589.png>. Acesso em: 20 de mai. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Commentaires