Arqueólogos no norte da Polônia fizeram uma descoberta inesperada: certas sepulturas locais da Idade Média pertenciam a guerreiros da Escandinávia.
A descoberta foi feita em um cemitério medieval na vila de Ciepłe, na região da Pomerânia, no norte da Polônia.
Algumas das sepulturas têm cerca de 1.000 anos; elas pertencem a pessoas que viveram durante o reinado de Bolesław, o Bravo, o primeiro rei da Polônia, que viveu de 967 a 1025.
Quatro túmulos localizados no centro do cemitério chamaram a atenção dos pesquisadores.
"Homens, provavelmente guerreiros, foram enterrados neles, como mostrado pelas armas e equipamentos equestres ali colocados", disse Sławomir Wadyl, do Museu Arqueológico de Gdańsk, que está realizando pesquisas no cemitério.
Um estudo do site editado por ele, intitulado “Ciepłe. Um cemitério medieval de elite no leste da Pomerânia ”, foi publicado em polonês no ano passado.
Uma das perguntas que Wadyl e seus colegas queriam responder em sua pesquisa foi de onde vieram as pessoas enterradas no cemitério.
Faça parte do livro Mitologia Nórdica: uma coletânea de contos contemporâneos, saiba mais...
Amostras de alguns dos restos foram enviadas para análises genéticas e de isótopos de estrômio, que podem fornecer aos pesquisadores informações sobre onde alguém morava.
Essa análise produziu resultados surpreendentes: os quatro guerreiros enterrados no centro do cemitério não eram locais. Em vez disso, eles vieram para a Polônia da Escandinávia — provavelmente a Dinamarca, de acordo com Wadyl.
De fato, algumas das armas encontradas com os guerreiros, principalmente espadas e pontas de lança, parecem ter sido fabricadas na Europa Ocidental ou na Escandinávia, e não pelos ferreiros locais.
As próprias sepulturas fornecem uma pista adicional: os quatro guerreiros foram enterrados em sepulturas de madeira — um tipo de sepultura encontrada na Escandinávia e na Europa Oriental, mas mais raras na Polônia medieval — ao contrário dos outros corpos do cemitério, que foram enterrados diretamente na terra.
A descoberta dos guerreiros escandinavos fornece aos pesquisadores novas ideias sobre a sociedade no início da Polônia medieval.
Wadyl disse: “Enterrados na parte central do cemitério, eles representavam a elite social da época, como mostra a natureza monumental de seus túmulos e ricos equipamentos.
"Eles provavelmente pertenciam a um grupo de cavaleiros de elite, mas seu papel provavelmente não se limitava às funções de guerreiros".
FONTE: The first News
CHATHAM, Anne. Archeologists find VIKING graves in Polish village. The first News. Varsóvia, 24 de jan. de 2020. Disponível em: <https://www.thefirstnews.com/article/archeologists-find-viking-graves-in-polish-village-10034>. Acesso em: 24 de jan, de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
댓글