A Vila de Churchtown em Southport remonta aos vikings, com nomes e construções da Era Viking ainda de pé.
Conversamos com a historiadora local, Gladys Armstrong, sobre a história fascinante de Churchtown e suas origens vikings.
Gladys disse: “Um homem chamado Uhtred recebeu do rei [Ricardo I] a área de North Meols por favores concedidos, batalhas vencidas e coisas assim. Hoje sabemos que os vikings atracaram na costa por conta dos nomes dos locais, como Ormskirk, Formby e Crosby, que são todos de origem viking.
“Uhtred recebeu a terra, mas os que desembarcaram depois, supostamente vieram da Irlanda. Eles foram os governantes da Irlanda por cerca de 200 anos antes disso.
"Alguns deles tiveram uma pequena queda, então partiram em seus longos barcos e vieram à nossa costa”.
900 d.C. é data estimada na qual os vikings chegaram às margens do que é hoje Merseyside.
Os chalés de palha espalhados ao redor de Churchtown são o resultado da presença dos vikings na formação inicial da vila.
Os construtores viravam um barco velho de cabeça para baixo, colocando-o sobre palafitas e então criavam o telhado de palha na forma do barco.
Gladys disse: "Próximo do mar, eles não fariam nenhum buraco, como portas e janelas contra o vento, a fim de garantir que fosse à prova de vento. Então havia um fogo central e a fumaça subia para o colmo, matando todos os vermes e insetos”.
"Eu me lembro de ter ficado com os meus tios uma vez. Eu dividia a cama com a minha prima, o que era bom, e eles tinha uma cabana de palha. Uma vez, virei para minha prima e perguntei 'o que é esse barulho de raspagem?' e ela disse 'são apenas os ratos na palha.' Depois disso, eu não dormi mais!"
As cabanas de palha mantidas até hoje permitem perceber a presença dos vikings na vila atualmente.
FONTE: Liverpool Echo
ROBERTS-HASLAM, Benjamin.Viking names and buildings that still remain in picturesque village. Liverpool Echo. Liverpool, 23 de mai. de 2021. Disponível em: <https://www.liverpoolecho.co.uk/news/liverpool-news/viking-names-buildings-still-remain-20652387.amp>. Acesso em: 25 de mai. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Commenti