Pesquisadores da Viking Dublin Dogs estão empenhados em descobrir qual era o papel dos cães na Era Viking de Dublin.
Segundo a zooarqueologa Ruth Carden da Escola de Arqueologia da University College Dublin, ossos caninos serão estudados para descobrir qual o era a função dos cães na sociedade — serviam como alimento, como caçadores ou eram amados como animais de estimação?
Para tal, ela planeja analisar centenas de ossos de cães vikings da Irlanda e do Reino Unido. Para coletar os ossos, Carden procurou outros zooarqueólogos especialistas em restos de animais e consultorias de arqueologia da Irlanda e do Reino Unido, como a Irish Archaeological.
Até o momento, ela tem 282 ossos caninos encontrados em um sítio de Chancery e alguns outros do sítio Lidl da Rua Aungier em Dublin. Ossadas escavadas em Fingal, Cork, Roscommon e Kildare, bem como as de Down, e em York e Ipswich, na Inglaterra também faram parte do estudo.
Alguns dos ossos de um cão adulto mais velhos têm evidências de fraturas curadas, significando que alguém cuidou deles, segundo Carden:
Alguém o alimentou e cuidou, enquanto estava ferido — provavelmente o animal mancou enquanto vivo.
De sua coleção até agora, ela sabe que os cães variam em tamanho e, potencialmente, de raça. Testes de DNA mostrarão os sexos e se os vikings cruzavam cães com lobos. Os vikings eram sujeistos a tudo.
O teste de isótopos mostrará o que os cães estavam comendo e, portanto, o que era comercializado na Irlanda daquela época. A equipe já tem financiamento aprovado para testes de DNA e isótopos. Porém, o orçamento não contempla a datação por radiocarbono que descobriria exatamente quando os ossos foram enterrados.
De acordo com Carden, é mais difícil analisar os resultados dos testes de DNA e de isótopos sem a datação por radiocarbono, pois:
“Os ossos podem datar de 700 a 1400 d.C. [...] essa é uma gama enorme de tempo”.
Ela planeja lançar uma arrecadação de fundos depois do Natal para pagar o Chrono Center da Queen's University Belfast.
No futuro os donos de pets poderão saber mais sobre a herança viking de seus cães e aprender sobre os cães vikings também é uma forma de se conectar com aqueles que viveram há milhares de anos.
FONTE: Dublin InQuirer
DALBY, Claudia. What Can Viking Dog Bones from Under the Aungier Street Lidl Tell Us About Medieval Society?. Dublin InQuirer. Dublin, 30 de nov. de 2022. Disponível em: 30 de nov. de 2022. Disponível em: <https://dublininquirer.com/2022/11/30/what-can-viking-dog-bones-from-under-the-aungier-street-lidl-tell-us-about-medieval-society>. Acesso em: 30 de nov. de 2022. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comentários