Embora os museus da Noruega estejam fechados e muitos da Suécia sigam o exemplo, ainda é possível apreciar alguns destaques culturais da Escandinávia do conforto de sua casa. O projeto Digitalt Museum reúne registros digitais de mais de 5,5 milhões de objetos dos 286 museus de ambos países.
UM VASTO ARQUIVO DIGITAL
Ao contrário de algumas experiências on-line projetadas por museus individuais, o Museu Digitalt não se destina a ser uma experiência de entretenimento passo a passo. É simplesmente um vasto banco de dados que permite a você espreitar os arquivos inacessíveis ao público em geral.
Embora uma tradução para o inglês esteja disponível, algumas listas estão disponíveis apenas em norueguês ou sueco. No entanto, a maioria dos itens de interesse internacional é descrita em inglês.
A ambição do projeto é facilitar "que essas coleções sejam usadas para pesquisas aprofundadas de imagens, estudos, educação e para o desenvolvimento mútuo do conhecimento". Devido a vasta gama de registros fornecidos por muitas instituições, a organização é um pouco inconsistente. No entanto, a persistência durante a pesquisa renderá recompensas.
Apoie a Livros Vikings, saiba como...
VIKINGS NO MUSEU DIGITAL
Por exemplo, o primeiro resultado de uma pesquisa por “viking” é uma fotografia de 1948 de uma lata velha de Viking Melk, um leite condensado sem açúcar, de propriedade do Museu de Reconstrução de Finnmark e North Troms. No entanto, analisando um pouco mais, você encontrará rapidamente uma lista de pastas, incluindo uma chamada "Coisas da Era Viking encontradas na Suécia". Muito melhor!
Abaixo de cada resultado de pesquisa, há um filtro que permite aos usuários visualizar apenas fotografias, obras de arte e assim por diante. Se você estiver interessado em aprender mais sobre um tópico escandinavo específico, fique atento ao filtro "histórias". A história “Jornadas vikings” revela informações sobre as viagens nos tempos vikings que frequentemente misturavam comércio e pirataria. Elas também incluem citações, como a de Ahmad Ibn Fadlan, enviado do Califa al-Muqtadir aos habitantes de Volga em 922 d.C.: "Vi como os nórdicos chegaram com as suas mercadorias e montaram o seu acampamento ao lado do Volga. Nunca o fizeram. Eu vejo pessoas gigantescas. Fotografias através dos tempos Se você está pesquisando história da família ou simplesmente é um fã de como as coisas costumavam ser, as fotografias do museu são um verdadeiro destaque. É fácil se perder por horas na coleção de mais de 3,3 milhões de fotografias. Com as improváveis celebrações públicas do Dia da Constituição da Noruega deste ano, as muitas pastas de fotos históricas dos desfiles de 17 de maio em todo o país ao longo dos tempos são uma ótima maneira de lembrar o objetivo do dia. Esta coleção de fotos do Museu Vadsø, de 1951 a 1952, mostra o quanto as coisas mudaram — e, ainda assim, permaneceram. MUSEU POR MUSEU Também é possível explorar as coleções dos 286 museus, uma por uma, e pesquisar dentro delas. Esta é uma boa opção, se você repentinamente tiver cancelado a sua viagem à Noruega ou à Suécia, devido às recentes restrições de fronteira. Mas, é uma boa oportunidade para explorar um museu que dificilmente, até mesmo o viajante mais interessado, conheceria pessoalmente, ou mesmo revisitar algum lugar que você foi anos atrás. FONTE: Forbes NIKEL, David. How To Use The Digital Museum Of Norway And Sweden. Forbes. Nova Iorque, 04 de abr. de 2020. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/davidnikel/2020/04/04/how-to-use-the-digital-museum-of-norway-and-sweden/#28cd8c4947f3>. Acesso em: 06 de abr. de 2020. (Traduzido livremente pela Livros Vikings) Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seus WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais. #viking #vikings #eraviking #medieval #tourvirtual #museu #noruega #vikingsnoruegueses #suécia #vikingssuécos #livrosvikings
Comments