Há cerca de dez anos, um grupo de amigos decidiu construir um navio. Esses vikings modernos, chamados de "Companhia Bátar", fabricarão neste verão (hemisfério norte) o drakkar mais rápido do mundo. Eles são jovens, inventivos, criativos e decidiram construir o longship mais rápido do mundo para chegar na primavera de 2024 a Nova York, saindo de Toulouse
O jornalista Louis Fontaine, da França Bleu Occitanie, foi ao encontro desses residentes de Toulouse que têm o projeto maluco de navegar o seu navio viking pelo Atlântico até chegarem a Nova York.
Poucos dias depois, Frédérique Le Teurnier e Denis Faroud receberam Arnaud Huvelin em seu programa Une hour en France, que levou os ouvintes do France Bleu a bordo de sua louca aventura com os amigos da Companha Bátar.
Originalmente a Campanha Bátar (barco em islandês) foi uma bela história de amizade entre um grupo de amigos do colégio. No final do ensino médio, cada um seguiu o seu caminho e partiram às diversas áreas do conhecimento no ensino superior. Distantes, decidiram fazer um projeto conjunto. Um deles gosta muito da cultura escandinava. Então, por que não construir um navio Viking? Um longship.
O Bátar I, como admite Arnaud, fui uma construção de barco longa e tediosa. Mais de quatro anos suando com serras e machados na garagem de um dos companheiros do grupo. Longe de ser perfeito, o primeiro longship está na água e está flutuando.
“Dissemos a nós mesmos que a construção de um primeiro drakkar juntos para velejar pelos lagos e fiordes dos países nórdicos seria uma aventura bastante extraordinária” – Arnaud.
Eles perceberam que precisariam de máquinas, porque com “a serra manual e o machado demoraríamos muito. É um processo muito longo e não suficiente confiável, além de não oferecer a qualidade que 'gostaríamos”. Eles passarão a construir com máquinas.
“Graças a estas máquinas, faremos um barco com o qual, desta vez, poderemos ir ao mar” – Arnaud.
O Bátar Fyr está em um outro nível, pois foi confeccionado como uma réplica do barco de pesca viking, Skuldelev 6 (12 m de comprimento e 2,4 m de largura), o qual fora reconstruído e exibido no Museu do Navio Viking em Roskilde, na Dinamarca.
A construção deste segundo barco começou em 2018, porém foi feita sem materiais tradicionais, mas com madeira laminada colada que é mais leve que a madeira bruta e epóxi para impermeabilizar o barco. Ele foi inaugurado em 2019.
“Da mesma forma que no primeiro, fomos buscar as plantas em um museu [...] e contribuímos muito, naquela época, para a engenharia. Chamamos isso de “engenharia pirata”.
No verão de 2020, os vikings de Toulouse decidiram testar as qualidades técnicas e de navegação do Fyr, explorando os fiordes da Escandinávia. No programa de 21 dias de navegação entre Dinamarca, Suécia e Noruega, o barco navegou pelos mares de seus ancestrais.
“Ao construir este segundo drakkar, ganhamos experiência técnica em design, construção e navegação”.
Bátar Orkan, um futuro "furacão" no oceano. Arnaud, Alex e seus amigos da Companhia Bátar estabeleceram um novo desafio em 2021: construir o Bátar Orkan (furacão na Islândia), o drakkar mais rápido do mundo, que cruzará o Atlântico entre maio-junho de 2024.
Uma ambição assumida. O chamado do mar aberto levou esses vikings modernos a fazerem como os seus “ancestrais” do ano 1000, que viajaram cada vez mais para o oeste, avançando ao continente americano. Não conseguindo chegar a lendária Vínland, a Companhia Bátar irá atracar em Nova York mesmo.
O Bátar Orkan será um langskip (navio de guerra e mercante) modelo drakkar de 28 metros de comprimento, capaz de uma velocidade entre 16 e 26 nós (29 e 48 km/h). Como com seus dois predecessores, sua construção será baseada em um plano existente. Uma coisa é certa, ele será o longship mais rápido do mundo.
“Vamos adaptar esses planos para refazê-lo inteiramente em 3D, refazer o projeto à nossa maneira para poder adaptá-lo aos nossos métodos de construção” – Alex.
Longe de um cruzeiro de prazer, esses 45 dias no mar não serão nada fáceis. Cerca de sessenta pessoas participarão desta aventura. Estarão a bordo 30 pessoas permanentemente, sendo quinze que farão toda a travessia. Mudanças estão planejadas durante as várias paradas.
A segurança a bordo será fundamental, cada um deles seguirá um treinamento de navegação de alto mar e serão disponibilizados botes salva-vidas e um barco de acompanhamento para cuidar de toda a tripulação em caso de avaria grave.
A partida de Toulouse está prevista para a primavera de 2024. O Bátar Orkan subirá o canal Garonne até Bordéus e, em seguida, ao longo da costa atlântica ao norte da França. Deixará as águas francesas para chegar à Inglaterra, depois à Irlanda e à Escócia. Direção das Ilhas Faroé, Islândia e Groenlândia. O final da travessia o levará ao Canadá e depois a Nova York. Chegada prevista para junho de 2024.
Foi um projeto participativo, desta vez, os membros da Companhia Bátar não poderiam construir este terceiro navio sem ajuda. Construir o longship mais rápido do mundo exige muitos recursos humanos e financeiros.
FONTE: France Bleu
BOREAN, Yannick. Arnaud et Alex, des Vikings à l'assaut de New York avec le drakkar le plus rapide au monde. France Bleu. Toulouse, 06 de mai. de 2021. Disponível em: <https://www.francebleu.fr/infos/insolite/arnaud-et-alex-des-vikings-a-l-assaut-de-new-york-avec-le-drakkar-le-plus-rapide-au-monde-1620119513>. Acesso em: 06 de mai. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
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