Um alpinista em Jämtland, no centro da Suécia, a caminho de um acampamento em Kalffällen, fez uma descoberta surpreendente.
O achado animou os arqueólogos da Suécia. O alpinista Eskil Nyström descobriu um broche há um ano. Nyströn percebeu algo estranho surgindo do chão, enquanto montava a sua barraca.
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora e torne-se um autor de sucesso.
Meu primeiro pensamento foi de que eu havia encontrado uma mina, mas depois, quando cavei, entendi que não poderia ser.
Era na verdade um broche de 1200 anos, possivelmente junto da primeira tumba feminina da Era Viking encontrada nas montanhas suecas.
Eskil Nyström levou o broche para casa e perguntou sobre ele, mas ninguém sabia o que era ou de onde veio. Um ano depois, ele fez contato com o museu Jamtli em Östersund e percebeu o significado arqueológico e histórico do broche que havia descoberto.
O arqueólogo Anders Hansson em Jamtli examinou o local da descoberta pela primeira vez na manhã da última quarta-feira, 17. Lá foram encontrados fuligem e ossos queimados. Hansson também encontrou outro broche oval, o que não é uma surpresa, porque esses artefatos geralmente são desenterrados em pares.
Pesquisadores descobriram ossos queimados no local e sugerem que foi um enterro de cremação.
Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras das Livraria Especializada Livros Vikings.
O que foi estabelecido é que é um túmulo de cremação da Era Viking e ‘muito provavelmente’ o túmulo de uma mulher, disse Hansson. Anteriormente, apenas cinco outras sepulturas vikings foram encontradas nas montanhas, e todas pertenciam a homens.
Você tem a sensação de que essas pessoas estavam a caminho de algum lugar quando a mulher morreu. O enterro aconteceu aqui, onde a mulher deu seu último suspiro. Eles poderiam ter levado a mulher para casa onde moravam, mas, em vez disso, fizeram um poço de cremação na montanha, disse Hansson.
Hansson diz que a tumba viking feminina está ricamente equipada e acrescentando que as escavações do túmulo não estão planejadas para este ano, explicou:
É muito bonito. É completamente social e religiosamente correto. A mulher viking levou todos os seus objetos mais preciosos para o túmulo, mas não há monumentos, lápides ou montes de pedras. É apenas uma colina plana. Este túmulo é, portanto, diferente em comparação com os túmulos vikings dos assentamentos da Idade do Ferro.
Os vikings tinham rituais funerários intrincados, e cada descoberta aumenta nossa compreensão de como as pessoas enviavam os seus entes queridos para a vida após a morte. Quando um grande chefe viking morria, era enterrado em um navio ou queimado.
O fogo desempenhou um papel central nos espetaculares rituais de enterro praticados pelos vikings. A cremação era comum durante o início da Era Viking. As cinzas eram posteriormente espalhadas sobre as águas. A grande maioria dos achados funerários viking em todo o mundo são de cremações.
Não haverá grandes escavações até o próximo verão.
A arqueologia é um mundo cheio de surpresas e temos testemunhado com frequência como pequenas descobertas podem levar a tesouros muito maiores. Desta vez, um pequeno broche do Século IX pode iniciar um novo capítulo na história dos vikings da Suécia.
FONTE: Arkeo News
ALTUNTAS, Leman. First Female Viking Grave Discovered In Swedish Mountains. Arkeo News. Istambul, 22 de ago. de 2022. Disponível em: < https://arkeonews.net/first-female-viking-grave-discovered-in-swedish-mountains/>. Acesso em: 22 de ago. de 2022. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments