A compra recente pelo Museu de Artes de Beaux, em Rouen, da pintura (friso) de sete painéis e 30 metros de comprimento, The Skeleton in Armor, de Walter Crane (1845–1915), causou certa surpresa. Em uma inspeção mais detalhada, no entanto, o trabalho inspirado na Era Viking é uma aquisição perfeitamente lógica, de acordo com a política de coleta e os interesses regionais do museu. O Ducado da Normandia foi criado em 911 d.C. pelo Tratado de Saint-Clair-sur-Epte, quando Carlos III da Francia Ocidental entregou Rouen ao líder viking Rollo. Os normandos continuam orgulhosos de sua herança nórdica, bem como de suas ligações através do Canal, de modo que, preenchendo todos os requisitos, adquiriram uma grande obra de tema viking feita por um artista inglês.
O acervo de arte britânica do museu também será aprimorado, pois receberá uma coleção do final do século XIX e início do século XX, muito enriquecida pelo legado do pintor anglófilo Jacques-Émile Blanche (1861-1942). Entre as obras de Blanche no museu está um retrato de Guillaume Mallet, que em 1898 contratou Edwin Lutyens para projetar a mansão Bois des Moutiers a cerca de 64 km da costa em Varengeville-sur-Mer. A casa é uma obra-prima de Artes e Ofícios, com decorações e móveis de WR Lethaby, Ambrose Heal, Robert Anning Bell e outros, além da grande tapeçaria de Morris, The Adoration of the Magi (agora no Musée d'Orsay), a qual ficou por muitos anos pendurada na grande escadaria. Em 1998, o mestre da Guilda dos Trabalhadores da Arte, organizou uma exposição centenária na casa, com os participantes da abertura elogiando o 'William de Morris'. Morris, Crane, Lutyens e Anning Bell, que foram todos mestres da Guilda, e muitos dos livros ilustrados de Crane coletados pela família Mallet estavam em exibição na ocasião.
O comissionamento do friso e sua história subsequente estão bem documentados. No inverno de 1882-1883, Crane estava em Roma com sua família quando foi abordado por Robert Nevin, reitor da Igreja Americana, que lhe pediu para pintar um friso na sala de jantar de Vínland, a mansão que Catharine Lorillard Wolfe estava construindo em Newport, Rhode Island. Como Crane lembrou em sua autobiografia, O assunto deveria ser retirado do “Skeleton in Armor” de Longfellow [Sic]. Havia uma torre antiga em Newport que por muito tempo se pensou ser uma relíquia dos primeiros descobridores e colonizadores nórdicos da América, antes de Colombo. Pedras com caracteres rúnicos entalhados sobre elas foram encontradas na vizinhança. Outros, no entanto, diziam que a torre de renome era apenas a base de um moinho; mas os Estados não são ricos em antiguidades e parece cruel privar Newport do interesse de uma relíquia tão promissora. Eu queria introduzir esta torre ao friso e tinha uma foto dela para trabalhar. Havia quatro frisos de cerca de seis metros comprimentos, um para cada um dos quatro lados da sala. Planejei um tipo contínuo de imagem decorativa, os incidentes se sucedendo sem quebras ou divisões formais em painéis e depois pintei o friso (cujo tamanho total tinha cerca de um metro de profundidade) em tinta óleo.
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Crane contratou um estúdio na Via Sistina e começou a trabalhar imediatamente. Os incidentes que ele retratou nos sete painéis começam com o nascimento do herói Viking de Longfellow em uma floresta norueguesa, seguido de seu embarque em um navio pirata e do encontro com a filha do rei Hildebrand, com quem ele trocou votos. O rei rejeitou sua ação, precipitando assim a fuga do jovem casal pelo mar perseguida, sendo seguidos pelo pai irado, resultando em uma grande batalha na qual Hildebrand e seus homens foram derrotados. O casal finalmente chegou a Vínland / Rhode Island, onde uma filha nasceu da princesa, quem morreu posteriormente; o narrador em sua tristeza tira a própria vida e seu cadáver é encontrado 'ainda em um rude golpe de armadura' na base da torre. Crane completou os painéis maiores antes de deixar Roma e os despachou diretamente para Newport, enquanto os menores foram pintados em seu retorno a Londres. Ele exibiu o cortejo e a noiva do viking na Galeria Grosvenor naquele verão de 1883.
Catharine Lorillard Wolfe morreu em 1887, e Vínland passou por várias mãos antes de ser legado da Universidade Salve Regina em 1955, uma faculdade religiosa fundada pelas Irmãs da Misericórdia. O friso de Crane com suas cenas violentas foi, no entanto, considerado inadequado e foi desmontado e vendido em Christie, Nova York, em 28 de outubro de 1987. Reapareceu na Sotheby's, Londres, em julho de 2007, e foi posteriormente comprado por um colecionador japonês. Ao ressurgir em um leilão em Lyon em junho de 2017, não foi vendido, mas o fato de estar na França e disponível alertou os curadores do Museu de Arte de Beaux, que posteriormente conseguiram negociar sua compra de forma privada e definitiva.
Depois de todo esse movimento e por ter ficado enrolado por grande parte dos últimos 30 anos, os painéis estão passando por uma necessária restauração; no outono passado, o museu lançou um apelo de financiamento coletivo, que arrecadou € 15.000 imediatamente. Embora ainda sejam necessários fundos adicionais (e os leitores podem entrar em contato com o museu para obter detalhes sobre como doar), espera-se que o trabalho seja concluído e a pintura restaurada e exposta ao público até o final deste ano. Isso fornecerá uma boa desculpa, se necessária, para uma visita a Rouen, que, com sua grande catedral, a igreja de Saint-Maclou e outras delícias medievais, sempre foi um local de peregrinação para os entusiastas das artes e dos ofícios britânicos que seguem os passos de Burges, Ruskin e Morris.
FONTE: Apollo
SKIPWITH, Peyton. A Viking-inspired frieze by Walter Crane finds a new home in Rouen. Apollo. Lodres, 11 de fev. de 2020. Disponível em: <https://www.apollo-magazine.com/skeleton-armor-walter-crane-frieze-rouen/>. Acesso em: 11 de fev. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
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