No Solstício de Verão (Midsommar), os pagãos honram a incrível força do sol e os poderes divinos que criam a vida.
O Solstício, ou Litha, significa uma parada ou a parada do sol. É o dia mais longo do ano e a época em que o sol está em sua altitude máxima.
Esta data tem significado espiritual há milhares de anos, pois os humanos são maravilhados pelo grande poder do sol. No hemisfério norte, os celtas festejavam com fogueiras que aumentariam a energia solar, os cristãos celebram a festa de São João Batista no final de junho e há também a festa de Li, a deusa chinesa da luz.
Como outros grupos religiosos, os pagãos são maravilhados com a incrível força do sol e os poderes divinos que criam a vida. Para os pagãos, esse marco na Roda do Ano é um ponto significativo. A Deusa conquistou a terra do Deus chifrudo no início da primavera e agora ela está no auge de seu poder e fertilidade. Para alguns pagãos, o solstício de verão marca o casamento do Deus e da Deusa, vendo a sua união como a força que cria os frutos da colheita.
Enquanto o sol girar em espiral, durante a sua dança mais longa,
Nos purifique
Como a natureza mostra generosidade e fertilidade,
Nos abençoe
Deixe todas as coisas viverem com amor,
para cumprirem os seus destinos mais verdadeiros
- Bênção Wiccan para o verão
Este é um momento para celebrar o crescimento e a vida, mas para os pagãos, que vêm o equilíbrio no mundo e estão profundamente cientes da mudança contínua das estações, também é hora de reconhecer que o sol começará a declinar mais uma vez no inverno.
Rituais do solstício de verão
Ao celebrar o Midsommar, os pagãos recorrem a diversas tradições. Na Inglaterra, milhares de pagãos e não pagãos vão aos antigos locais religiosos, como Stonehenge e Avebury, para ver o nascer do sol na primeira manhã de verão.
Solstício de verão em Stonehenge
As pessoas geralmente se reúnem em Stonehenge, o antigo círculo de pedra em Wiltshire, para ver o sol nascer. A Pedra do Calcanhar e a Pedra do Massacre, colocadas fora do círculo principal, alinham-se com o sol nascente.
Stonehenge fica em um local sagrado de 5.000 anos, anterior aos Druidas
Acredita-se que foi usado como uma calculadora astronômica, já que certas pedras se alinham com as datas-chave das estações.
Na madrugada de 21 de junho — o solstício de verão no hemisfério norte — a pedra central do Altar se alinha com a pedra externa do calcanhar e o sol nascente.
Celebrações do solstício de verão
Além dos grandes eventos em locais importantes como Stonehenge, muitos outros pagãos realizam pequenas cerimônias em espaços abertos como jardins e bosques.
Midsommar
As celebrações são marcadas em torno da época do solstício de verão, mas não devem ser confundidas com ele. As celebrações europeias do solstício de verão realizam-se entre 21 de junho e 24 de junho, dependendo das tradições regionais, enquanto no hemisfério sul ocorrem entre 21 e 24 de dezembro. No Reino Unido, o solstício de verão acontece no dia 24 de junho, na festa de São João Batista.
FONTE: BBC
SUMMER Solstice. BBC. Londres, 21 de jun. de 2011. Disponível em: <https://www.bbc.co.uk/religion/religions/paganism/holydays/summersolstice.shtml>. Acesso em: 21 de dez. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments