Em parceria com o @caminhonordico, a @livrosvikings tem a honra de apresentar, semanalmente, conteúdos de fontes seguras relacionados à Fé Nórdica Ancestral — Forn Siðr/Heiðinn Siðr/Forn Sed.
As fontes primárias escandinavas deixam bem claro que Loki é um Jötunn, e, portanto, é capaz de mudar a hamr (forma), modificando sua personalidade e suas características físicas. Tais descrições se encontram até mesmo em relatos históricos da época, e não valem apenas para Loki, mas para muitos dos Jötnar (Forças Primitivas; Gananciosos).
A natureza dos Jötnar é dividida em masculino, "Jötunn", e em feminino "Gýgr", mas também são chamados de Jötnar os assexuados e os hermafroditas, pois são a prole de Ýmir (Gêmeo; Dual).
Diferentes de outros seres físicos ou astrais, a natureza dos Jötnar é repleta de metamorfos. Loki já foi uma égua, um salmão e uma águia nas fontes primárias dos Séculos X e XI.
Inclusive, dependendo do manuscrito, ele foi capaz de parir a Jörmungandr (Besta Colossal; Serpente do Mundo), mesmo em sua forma masculina, após devorar o coração enfeitiçado de Angrbóða, uma Trollkona "mulher troll".
O método de reprodução dessas criaturas não é nada convencional, tanto em histórias milenares, quanto no folclore atual escandinavo.
Conheça melhor o trabalho do Caminho Nórdico (@caminhonordico), acessando: Instagram/caminhonordico, Facebook/caminhonordico e o canal do YouTube. Se preferir, mande um e-mail para caminhonordico@gmail.com e tire as suas dúvidas.
FONTE: Caminho Nórdico (Facebook)
MARANTE, Allan. Loki é um metamorfo. Caminho Nórdico. São Paulo, 22 de jun. de 2021. Disponível em: <https://www.facebook.com/caminhonordico/>. Acesso em: 14 de jul. de 2021.
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comentários