Uma espada Viking foi descoberta por detectores de metal na Noruega, dando novos insights sobre as viagens vikings pelo Mar do Norte.
O artefato foi encontrado dividido em três peças na área de Jåttå, Gausel de Stavanger, famosa pelo túmulo da "Rainha Gausel", descoberto em 1883. Mas do que se trata exatamente?
O túmulo da Rainha Gausel é considerado um dos mais ricos sepulcros de mulheres vikings. No local foram encontrados fechos de prata e bronze, pulseiras de prata, anéis, miçangas, facas, acessórios, móveis, utensílios de cozinha e peças de relicário.
Torne-se um autor de sucesso, clicando aqui.
Sob a lei norueguesa, os detectores de metal relataram a descoberta da espada às autoridades, que a enviaram ao Museu Arqueológico da Universidade de Stavanger para estudos adicionais e trabalhos de conservação.
“Embora a lâmina da espada ainda esteja faltando, o cabo é decorado com detalhes únicos de ouro e prata, contendo elementos dourados nos estilos típicos da idade do ferro e viking (entre 550 d.C. e 1050)”.
O cabo é feito de prata com formas geométricas que usam a chamada técnica “niello” para formar listras pretas na prata. Na Noruega, apenas vinte espadas semelhantes a essa foram localizadas dentre um total de cerca de 3.000 espadas vikings encontradas.
“A tecnologia é de alto padrão, e tanto a decoração luxuosa e intrincada quanto o design especial da guarda cruzada tornam o achado verdadeiramente único”.
Zanette Glørstad, arqueóloga do Museu Arqueológico da Universidade de Stavanger, afirmou que especialistas encontraram exemplos desse tipo de espada na Europa Oriental e Ocidental, mas pouquíssimos na Noruega, o que pode indicar que a espada provavelmente fosse importada.
Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings, clicando aqui.
Ela acrescentou que, embora seja possível que a espada se trate de uma cópia, feita por ferreiros locais altamente qualificados, a decoração sugere que:
“Foi forjada e fabricada na França ou na Inglaterra em algum momento de 800 d.C.”
Os cientistas dizem que o distrito de Jåttå pode ter sido o ponto de partida às extensas alianças e aos saques. Os enterros da espada e da Rainha Gausel mostram que a área era um importante centro com conexão para o Mar do Norte.
FONTE: Origo
EGY viking királynőé lehetett ez a kard. Origo. Budapeste, 30 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www.origo.hu/tudomany/20220630-a-viking-kard-felfedezese-uj-betekintest-enged-az-eszakitengeri-utazasokba.html>. Acesso em: 01 de jul. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comentários