Um novo mercado em Dublin, construído sobre ruínas irlandesas-vikings do Século XI usou pisos de vidro para permitir que os compradores vejam a estrutura abaixo.
O mercado fica na Rua Aungier, na capital irlandesa e foi inaugurado em 15 de outubro, Os proprietários e os gerentes fizeram um esforço para mostrar os achados arqueológicos significativos do local, no que provavelmente foi um subúrbio Hiberno-Nórdico de Dublin.
Os hiberno-nórdicos eram descendentes dos vikings na Irlanda e tinham uma mistura de herança gaélica e escandinava. O mercado possui uma janela de vidro no piso permitindo que os clientes vejam a estrutura doméstica preservada abaixo, bem como displays de informações sobre o local.
Em declarações à RTÉ News, o diretor do sítio arqueológico Paul Duffy disse: 'É uma estrutura única, mesmo em Dublin. Não sabemos de nada parecido com isso na cidade.
— Tenho certeza de que funcionou como muitas coisas. Como uma casa, como um espaço extra para a família etc.
'É uma estrutura doméstica, então você pode imaginar que haveria um subúrbio aqui de Hiberno-nórdicos Dublinenses, que tinham efetivamente os Vikings como ancestrais'.
Construída por volta de 1070 d.C., a estrutura foi encontrada durante as escavações dos alicerces e fornece uma visão notável de como as pessoas viviam.
Foi construída cavando um buraco no solo e forrando-o com blocos de calcário, antes de colocar um piso de tábuas e construir uma estrutura abrangente de estacas e vime, coberta com palha. Por cerca de cem anos, diferentes gerações usaram a estrutura de piso afundado de várias maneiras e o chão queimado pelo menos uma vez.
Sem desanimar, os habitantes reconstruíram, elevando o nível do solo com argila, realinharam o corredor de entrada, construíram um novo portal e instalaram uma cisterna forrada de pedras, alimentada de fora por uma ravina.
É improvável que o edifício tenha sido uma casa devido ao seu tamanho pequeno, mas provavelmente foi um espaço usado para armazenamento ou atividades artesanais. Sobreviveu porque foi escavado, ao contrário da comunidade de casas, anexos e terrenos circundantes que agora desapareceram. O mercado também apresenta os restos da escadaria do Teatro Aungier do Século XVIII e os Arcos da Rua Longford, vistos em diferentes áreas da loja.
Vincent Cronolly, da rede de mercados, disse: 'As duas principais características arqueológicas que exibimos sob os painéis de vidro no próprio andar da loja.
“Temos, então, uma grande quantidade de exibições e informações ao redor da loja para ajudar as pessoas a interpretarem isso”.
'Então, eu acho que é uma oportunidade única para as pessoas virem e ver um pouco da Dublin medieval, enquanto fazem as suas compras semanais'.
Na sua inauguração, o mercado doou € 500 (aproximadamente R$ 3300) para cada um, Simon Community e ALONE para apoiar o trabalho contínuo que eles fazem pelos desabrigados e idosos que vivem sozinhos na área da cidade de Dublin.
Abrindo a loja em 15 de outubro, a jogadora sênior de futebol feminino de Dublin, Sinéad Goldrick, disse: 'Estou muito contente por inaugurar oficialmente o mercado esta manhã.
“É incrível ver a valorização comercial por meio do ambiente arqueológico, na preservação e exibição dos achados — que maneira maravilhosa de manter viva a nossa história local.
'A loja é uma adição muito bem-vinda à localidade e estou ansiosa para sentir todos os dias o cheiro dos pães e doces recém-assados na padaria do mercado.'
FONTE: Daily Mail
DAVIES, Joe. Pillage in aisle three! New Lidl built on Viking ruins in Dublin has a glass floor so shoppers can see 11th century house below. Daily Mail. Londre, 23 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.dailymail.co.uk/news/article-8871941/Dublin-Lidl-built-Viking-ruins-glass-floor-shoppers-11th-century-house-below.html>. Acesso em: 23 de out. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments