O navio viking mais rápido já encontrado
- Livros Vikings
- 1 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2023

Embora tenha sido descoberto há mais de 150 anos, as modernas técnicas de arqueologia digital revelaram muitos dos mistérios que cercavam o Navio Viking Tune. Agora, parece provável que o Tune pudesse atravessar o Mar do Norte movido por uma vela grande o suficiente para torná-lo o Navio Viking mais rápido já descoberto.

Técnicas modernas ajudaram a esclarecer as descobertas históricas
Desenvolvimentos recentes em arqueologia digital, como o notável georadar, um método não invasivo de mapear locais de interesse, revelaram vários sítios interessantes de enterros em navios vikings na Noruega. No entanto, algumas das ferramentas e técnicas digitais também podem ser úteis para expandir o nosso conhecimento e entendimento das descobertas já existentes. Há apenas três navios bem preservados em cemitérios vikings na Noruega. Todos os três — Gokstad, Oseberg e Tune — estão em exibição no Museu do Navio Viking de Oslo. O Navio Tune foi descoberto em 1867 em uma fazenda de uma ilha perto de Fredrikstad, no sudeste da Noruega. Era o menos compreendido dos três barcos, até agora.
Segundo o arqueólogo e pesquisador Knut Paasche, do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU):
Dos três navios, o Tune tem menos restos de madeira. No entanto, este barco é uma fonte única para o entendimento da sociedade nórdica.

A reconstrução digital revelou os segredos do Tune
A equipe da NIKU de Paasche, criou a reconstrução digital do navio usando técnicas de varredura a laser. Após o trabalho, eles concluíram que a embarcação difere de várias maneiras dos barcos de Gokstad e Oseberg. Todos os três são construídos em clínquer — um método de construção naval, onde as bordas das pranchas do casco se sobrepõem —, mas o Tune tem a relação comprimento x largura significativamente diferente, e uma parte inferior mais plana.
O modelo digital, juntamente com algumas informações adicionais, confirmou parte do que foi assumido sobre o navio. Por exemplo, acreditava-se que o bordo livre do navio (bordo livre é a distância vertical entre a superfície da água e o pavimento principal de um navio — explicação adicional da Livros Vikings) era muito baixo para cruzar o Mar do Norte. Mas, o modelo revela que o Tune deve ter sido um veleiro rápido que funcionou também como um bom barco a remo.

Talvez possamos chamá-lo de “navio de entrega expressa”, construído principalmente para não durar, mas feito para mover rapidamente muitos homens por quaisquer distâncias, curtas ou longas. O navio tem um anexo para o mastro, que era muito sólido e pesado, o qual ficaria no meio do navio e manteria o mastro no lugar. Seu peso indica um mastro alto para serviços pesados, que carregaria uma vela de talvez 1.000 pés quadrados (304,8 m²). Esta é uma área de vela muito grande para um navio viking desse tamanho.
O método foi usado pelo NIKU em outras documentações de patrimônio cultural, mas essa foi a primeira vez que a técnica foi utilizada na arqueologia de navios. Tal era o interesse internacional pelo método, que Paasche publicou um artigo sobre as técnicas de reconstrução na International Journal of Nautical Archaeology (Revista Internacional de Arqueologia Náutica). FONTE: Forbes NIKEL, David. The Fastest Viking Ship Ever Found. Forbes. Nova Iorque, 01 de abr. de 2020. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/davidnikel/2020/04/01/the-fastest-viking-ship-ever-found/#22f1f50f6b65>. Acesso em: 01 de abr. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings) Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais. #viking #vikings #eraviking #medieval #drakkar #barcoviking #knörr #chalupa #navio #vikingship #livrosvikings
Excelentes estudos que a moderna tecnologia facilita para novas descobertas. Cada vez mais leio a respeito da Escandinávia, ainda este ano começarei minhas viagens até aquela região. Dinamarca, Noruega, Suécia e a vizinha Finlândia merecem mais tempo em cada país para se apreciar tanto da história Viking. Fico muito feliz da Livros Vikings Editota Ltda. me proporcionar tantas informações. (Eugênio, em 13 abril 2025 / domingo).