A exemplo de alguém que rasga o véu do dia. Falaremos aqui de tempos distantes, quando o mapa do mundo era expresso em palavras. Vikings e machados de batalhas, nobreza e traição. Com as mesmas misérias de agora, mas sem telas e, portanto, com menos distrações. Sigurd Eysteinsson era um rei que sonhava em conquistar a Escócia. Ele rondou a área e até conseguiu celebrar um acordo.
A era de ouro dos vikings (750-1100) estava em seu amanhecer. Sigurd começou a reinar sobre alguns territórios escoceses em 875. Duas décadas depois, seu sangue continuava pedindo por aventuras, mares e tempestades. Então, ele desafiou Mel Brijte, também conhecido como "dente arrancado", que era um líder das tribos locais.
O duelo foi assim: Sigurd, o Viking, viria com 40 de seus melhores guerreiros e o escocês levaria o mesmo tanto. Em uma batalha limpa e direta, faíscas seriam atraídas e eles viriam quem foi o mais forte.
Apoie a Livros Vikings, saiba como...
Mas as sagas dizem que Sigurd trapaceou. Em vez de comparecer ao encontro com os 40 guerreiros, ele levou o dobro. Mel e os homens dele estavam cercados e foram cruelmente massacrados. Bêbado e com a adrenalina do triunfo, o Viking cortou a cabeça do oponente e a amarrou na sela de seu cavalo.
O que viria acontecer não era esperado.
O fim
Informações sobre a morte de Sigurd chegaram até nós por meio da saga Orkneyinga, uma narração histórica escrita no Século XIII. O que é contado a respeito é tão incrível, que pode ser verdade. Afinal, por que razões um autor introduziria um detalhe tão estranho?
O texto antigo diz que em 892, depois de uma batalha complicada, Sigurd continuou viajando com a cabeça de seu adversário amarrada à sela de seu cavalo. No meio do percurso, a cabeça ricocheteou em uma de suas pernas e um dente do morto causou-lhe uma lesão. "Não é nada", pensou o viking.
Mas era. A ferida infeccionou e Sigurd morreu logo em seguida. Seu filho Guthorm reinou apenas por um inverno. E assim terminou esta infeliz dinastia nórdica.
Foram em Shetlands e no Norte da Escócia em que Sigurd viveu e morreu.
FONTE: Explica
THE Viking king who died “attacked” by a dead man. Explica. Nova Iorque, 01 de mai. de 2020. Disponível em: <https://www.explica.co/the-viking-king-who-died-attacked-by-a-dead-man/>. Acesso em 05 de mai. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
#viking #vikings #eraviking #medieval #mortovivo #deadalive #sigurd #escócia #vikingsnaescócia #livrosvikings
Comments