Você pode não saber que uma igreja de Glasgow contém uma das coleções mais importantes de pedras esculpidas da Era Viking — que inclui um espetacular sarcófago.
Ao se aventurar por qualquer lugar da Escócia, você provavelmente encontrará algum marco histórico com centenas, senão milhares de anos.
Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.
Quer sejam pegadas de dinossauros na Ilha de Skye ou uma mansão do Século XV em Ayrshire, onde supostamente Robert Burns se casou, a história estará ao seu redor. Muitas vezes, você não saberá dos artefatos históricos que estarão a poucos passos de distância.
E esta é a realidade do povo de Glasgow, que está cercado por história — desde os restos de uma antiga casa de banho romana até uma caixa que supostamente contém os ossos do próprio São Valentim.
Se você já esteve na Govan Old Church (Antiga Igreja de Govan), que remonta ao quinto século, você deve conhecer os fascinantes artefatos alojados dentro de suas paredes. As Pedras Govan são uma coleção de esculturas da era viking, considerada uma das mais antigas da Europa.
As pedras, que de acordo com VisitScotland são "o segredo mais bem guardado de Glasgow" datam do Século IX. Nessa época, antes da existência da Escócia como a conhecemos hoje, os vikings invadiam e se alojavam na região.
De acordo com o site Govan Stones, os monumentos e os símbolos esculpidos neles estão entre as melhores evidências do poderoso e expansivo reino medieval de Strathclyde. Embora o propósito exato das pedras permaneça um tanto misterioso, acredita-se que essas foram criadas para celebrar o poder e a riqueza dos governantes.
Realize o seu sonho e publique o seu livro pela Livros Vikings Editora.
O local agora ocupado pela Govan Old Church foi importante no Reino de Strathclyde, daí a colocação das pedras lá. Eventualmente, após altercações com os Vikings, o Reino foi absorvido pelo Reino de Alba, tornando-se parte do Reino da Escócia.
Dentre as pedras estão o Sarcófago de Govan, cinco grandes lápides, quatro cruzes em pé e 21 reclinadas. Originalmente, foram descobertas mais, mas algumas foram tristemente confundidas com detritos e depois destruídas.
O Sarcófago de Govan é o destaque da coleção e inclui entalhes visíveis de uma cena de caça ao veado no estilo picto, bem como uma série de gravuras estilizadas de animais. Sabe-se que o Sarcófago de Govan homenageia São Constantino e que provavelmente continha suas relíquias.
A Govan Old Church abrirá ao público a partir de 1º de abril e os visitantes poderão ver as fascinantes esculturas por si mesmos.
FONTE: Daily Record
SMAIL, Alexander. The Scottish church home to Viking-age sculptures is 'Glasgow's best kept secret'. Daily Record. Glasgow, 16 de mar. de 2023. Disponível em: <https://www.dailyrecord.co.uk/scotland-now/scottish-church-home-viking-age-29467160#>. Acesso em: 20 de mar. de 2023. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos na Redes Sociais.
Comments