top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Tesouro Viking: vaso de prata de 1.100 anos encontrado na Escócia revela origem no Irã

Foto do escritor: Livros VikingsLivros Vikings

Vaso de prata do Tesouro Viking de Galloway — Escócia — é confirmado como originário de uma mina no Irã, há 1.100 anos

 

Livros Vikings | Tesouro Viking: vaso de prata de 1.100 anos encontrado na Escócia revela origem no Irã
Este vaso de prata com tampa foi descoberto na Escócia como parte do Tesouro de Galloway, mas tem origem na Ásia. — Crédito da Imagem: Museu Nacional da Escócia

Uma nova análise revelou que um vaso de prata com mais de 1.100 anos, descoberto na Escócia há dez anos, veio, na verdade, da Ásia. Esse artefato antigo faz parte do Tesouro de Galloway, a mais valiosa coleção de tesouros da Era Viking já encontrada no Reino Unido ou Irlanda.

 

O tesouro foi encontrado por um detector de metais perto da Igreja da Escócia em Balmaghie, Kirkcudbrightshire. Segundo o Museu Nacional da Escócia, a coleção inclui mais de 5 quilos de prata, ouro e outros materiais, com artefatos que vão de jarros de cristal a broches e cruzes peitorais.

 

Vaso viking de 1.100 anos surpreende ao ter origem asiática

Tal qual informou Fiona Hyslop, Secretária de Cultura e Assuntos Externos, à BBC News logo após a descoberta, em 2014:

 

É evidente que esses artefatos têm um grande valor por si mesmos, mas o maior valor será o que eles podem nos ensinar sobre a vida na Escócia medieval.

 

O vaso com tampa é um dos itens de maior destaque na coleção. Ele foi encontrado envolto em tecidos antigos, o que aumenta sua importância, já que a preservação de materiais como esses é extremamente rara.

 

Desde então, os tecidos foram mantidos quase intactos para conservação. A fim de examinar a superfície do artefato, os pesquisadores usaram exames de raio-X.

 

Jane Kershaw, especialista em prata da Era Viking pela Universidade de Oxford, informou num comunicado do Museu Nacional da Escócia que:

 

Ficou claro de imediato que o vaso era diferente de qualquer outro objeto de prata contido no tesouro [...] Os resultados indicam que ele tem origem no Império Sassânida, que corresponde ao atual Irã [...] O vaso foi ligado à famosa mina de prata de Nakhlak, no centro do Irã [...] É incrível ter a confirmação científica de que este objeto extraordinário veio de tão longe.

 

Tesouro de Galloway revela novas conexões culturais e religiosas

Segundo o Museu Nacional da Escócia, o tesouro foi enterrado por volta do ano 900 d.C. Conservadores usaram tecnologia a laser para limpar o objeto, removendo a corrosão verde e revelando uma variedade de desenhos e símbolos, como coroas, altares de fogo, leopardos e tigres.

 

Esses símbolos estão fortemente ligados ao zoroastrismo, religião oficial do Império Sassânida, o último grande império iraniano antes das conquistas muçulmanas. Martin Goldberg, curador de coleções medievais e vikings do Museu Nacional da Escócia, confirmou ao Observer:

 

Ele viajou milhares de quilômetros para chegar ao sudoeste da Escócia [...] Sabemos que, na época, as pessoas faziam peregrinações à Terra Santa. Uma vez percorrida essa distância, não estavam muito longe do local de origem desse vaso.

 

O vaso será exibido ao público a partir de 26 de setembro no Museu Britânico, na nova exposição “Rotas da Seda”. Os itens do Tesouro de Galloway também serão exibidos no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, e nas Galerias de Kirkcudbright, tal qual comunicou à imprensa Sue Brunning, curadora da coleção medieval europeia do Museu Britânico:

 

Estamos muito contentes que os visitantes da exposição ‘Rotas da Seda’ serão os primeiros no mundo a ver este importante objeto do Tesouro de Galloway [...] Pela primeira vez, ele será exibido ao lado de um vaso semelhante encontrado no norte da Grã-Bretanha, também usado como recipiente de tesouro da Era Viking, mas o vaso de Galloway é o único confirmado como vindo de fora da Europa, de terras distantes a leste.

 

Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

Referência

BINSWANGER, Julia. A Viking-Era Vessel Found in Scotland a Decade Ago Turns Out to Be From Asia. Smithsonian Magazine. Washington, 04 de ago. de 2024. Disponível em: <https://www.smithsonianmag.com/smart-news/a-viking-era-vessel-found-in-scotland-a-decade-ago-turns-out-to-be-from-asia-180985021/>. Acesso em: 05 de ago. de 2024.

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...

 

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
Livros Vikings na Google News
bottom of page