Esta semana, de segunda-feira, 26 de outubro, a sexta-feira, 30 de outubro de 2020, gerentes de coleção dos museus de Le Mans contam a história de um objeto que será exibido em exposições permanentes ou temporárias. Nesta terça-feira, 27 de outubro, as curiosas presas de morsa do Museu Vert.
Nas presas de morsas expostas no segundo andar do Museu Vert em Le Mans, das coleções dedicadas à fauna, flora e geologia, os visitantes podem encontrar um alfabeto entalhado em marfim. Existem apenas dois exemplos conhecidos deste tipo de runas vikings, que datam do Século XIII.
As presas pertenciam a Louis Maulny. Elas foram expostas em seu gabinete de curiosidades. Ele tinha muitos itens. Louis Maulny era conhecido localmente por ter salvado o esmalte Plantagenêt durante a Revolução Francesa. Ele morreu em 1815. As presas então forma compradas em 1816 pelo Musée du Mans na época. Esta é uma das propriedades mais antigas do museu, diz Nicolas Morel, chefe das coleções do Museu Vert.
Um objeto ainda em estudo
A inscrição não é mais um mistério, já que os cientistas sabem há muito tempo como decifrar as runas, as quais significam: "Este troféu pertence a Orm", especificou Nicolas Morel.
As presas da morsa Mancelles, no entanto, foram objeto de um estudo recente de acadêmicos de Oxford sobre o comércio de marfim. Eles pegaram DNA para identificar de onde vieram: Groenlândia. Este objeto é o símbolo dos lugares de onde os vikings se estabeleciam. Eles cruzaram o Atlântico e isso foi financiado por marfim de morsa, muito procurado até a Idade Média, decifrou Nicolas Morel.
FONTE: Ouest France
LE DIOURIS, Pauline. Le Mans. Un objet, un musée: les défenses de morse aux runes viking. Ouest France. Le Mans, 27 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.ouest-france.fr/pays-de-la-loire/le-mans-72000/le-mans-un-objet-un-musee-les-defenses-de-morse-aux-runes-viking-8ddc0a96-0efe-11eb-a094-4f55046af2d6>. Acesso em: 27 de out. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments