No sudoeste da Dinamarca durante o Século VI, um tesouro composto por 22 objetos de ouro foi enterrado, mas um arqueólogo amador o descobriu, conforme anunciado nesta segunda-feira pelo museu que irá abrigá-lo.
“É composto por muitos objetos de ouro, dentre os quais há um medalhão do tamanho de um pires. Vemos muitos símbolos, alguns dos quais ainda não conhecemos, o que nos permitirá alargar o conhecimento sobre as pessoas da época. É anterior à Era Viking”, afirmou à AFP, Mads Ravn, diretor de pesquisa dos museus em Vejle, ao oeste da Dinamarca.
O tesouro, com pouco menos de um quilo, foi descoberto perto de Jelling, considerada pelos historiadores, o berço dos reis da Era Viking, que perdurou entre os séculos VIII e XII. Foi descoberto por um arqueólogo amador que acabara de comprar um detector de metais. A descoberta foi a cerca de seis meses, mas, até agora, mantida cuidadosamente em segredo.
Alguns objetos apresentam motivos rúnicos e inscrições que podem se referir aos governantes da época, porém lembram a mitologia nórdica também. Uma moeda representa o imperador romano Constantino (início do Século IV).
"É o simbolismo representado nesses objetos que os tornam únicos, mais do que a quantidade descoberta", disse Ravn. De acordo com os primeiros exames, o tesouro teria sido depositado como uma oferenda aos deuses devido a um momento caótico, quando o clima do norte da Europa foi virado de cabeça para baixo, após uma erupção vulcânica na Islândia em 536 d.C., que cobriu o céu com cinzas. A partir de fevereiro de 2022, o tesouro será exposto no museu de Vejle.
FONTE: Geo France
DANEMARK: un trésor pré-Viking d'objets en or retrouvé par un archéologue amateur. Geo France. Paris, 06 de set. de 2021. Disponível em: <https://www.geo.fr/histoire/danemark-un-tresor-pre-viking-dobjets-en-or-retrouve-par-un-archeologue-amateur-206157>. Acesso em 06 de set. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comentários