Mosekærstenen é a 44ª pedra rúnica encontrada na área ao redor de Randers, e o Museu Nacional da Dinamarca deve avaliar a pedra para determinar quanto pagará ao casal que a descobriu.
Uma pedra rúnica com séculos de idade foi descoberta sob uma propriedade perto de Randers. A pedra tem dois metros de comprimento e 80 centímetros de largura, além de pesar quase 900 quilos, podendo ser mais antiga que as famosas Jelling Stones da Dinamarca – os monólitos do Século X que, além dos túmulos e da pequena igreja vizinha, compõem um dos sete Patrimônios Mundiais da UNSECO.
Torne-se um escritor de sucesso e venda seus livros nas maiores varejistas, clicando aqui.
Lene Brandt e seu marido Anders Nielsen descobriram este pedaço da história, enquanto reformavam a sua cozinha. Depois de recusar a oferta de um vizinho para cortar a pedra em pedaços, o casal levantou-a com um guindaste. Foi então que um arqueólogo amador notou as runas em uma foto compartilhada no Facebook.
“Quanto mais piso removíamos, maior a pedra se tornava. Estou orgulhoso por tê-la encontrado aqui e por termos conseguido transportá-la inteira”, disse Brandt.
Mosekærstenen
O casal primeiro contatou um arqueólogo do Museu Østjylland para verificar sua descoberta. A inspetora-chefe e arqueóloga do museu, Benita Clemmensen, entrou em contato com Lisbeth Imer, uma runologista do Museu Nacional de Copenhague, que decifrou a escrita.
A pedra será agora incluída na coleção oficial do Museu Nacional, com a possibilidade de ser posteriormente emprestada ao Museum Østjylland para uma exposição. A pedra foi nomeada como “Mosekærstenen”, que significa “Após a aldeia de Mosekær”.
A recompensa
Mosekærstenen é a 44ª pedra rúnica encontrada na área ao redor da casa de Brandt e Nielsen, mas é a primeira desde 1995, quando outra foi descoberta durante a construção da Igreja Borup, ao norte de Randers.
Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings, clicando aqui.
Sob a Lei de Danefæ, que garante que descobertas importantes do passado da Dinamarca sejam preservadas às gerações futuras, Mosekærstenen agora pertence ao estado. No entanto, é possível receber o chamado Danefæ Bounty – cujo valor é determinado pelo Museu Nacional de acordo com a raridade e o valor material do achado.
Brandt e Nielsen ainda estão esperando para descobrir se o Danefæ Bounty cobrirá o custo da reforma da cozinha.
FONTE: CPH Post Online
PAOLINO, Jared. Couple’s kitchen renovation takes a surprising turn: 1,200-year-old runestone discovered beneath their feet. CHP Post Online. Copenhagen, 16 de jun. de 2022. Disponível em: <https://cphpost.dk/?p=134801>. Acesso em: 17 de jun. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments