Localizada na Cidade de Juquitiba no interior do Estado de São Paulo, cerca de 1h40 da capital, a Vila Viking Brasil (@vilavikingbrasil), apesar de contemporânea, é fiel à cultura e às tradições dos nórdicos de outrora, o que sem dúvidas os ajudou a atrair bastante público e de diversas localidades, havia paulistas, cariocas, capixabas, irlandeses, entre outros.
Literalmente feita a mão, a Vila seguiu os métodos e os materiais dos quais os vikings se valiam nas construções, a exceção dos banheiros, os quais, para alegria de muitos, são convencionais. Ainda em fase de expansão, o lugarejo conta com estacionamento, torre de vigia, um Grande Salão, uma arena de jogos e combates, uma forja (ferreiro), uma fundição (vidro), espaço para artesãos (couro, metais e outros), além de barracas para que os parceiros possam se alojar e expor suas artes e/ou produtos.
O evento de inauguração ocorreu no último sábado, dia 16 de novembro, com comida (carnes, pães, caldos e vegetais) e bebida (água, sucos e cervejas) à vontade. Lá os copos, pratos e cuias são feitos artesanalmente em madeira e podem ser emprestados, ainda que você possa levar os seus ou comprar de algum parceiro, ou mesmo comer com as mãos, o que é bem divertido. Segundo os idealizadores, mais que os eventos e a promoção da cultura e da história escandinava medieval, a ideia é que num futuro próximo, o local vire também um ponto de encontro para amigos e amantes das tradições vikings.
Vale mencionar que a experiência é bastante prazerosa, em meio a natureza e a ambientação musical, na ocasião interpretada excepcionalmente pela Banda Tailten (@bandatailten), a qual além de suas canções, ainda serviu alguns pratos típicos irlandeses. A energia e a sensação de pertencimento lá são tão grandes, que nos transportam à Era Viking (entre os anos 800 d.C. e 1066 d.C.) ao tempo todo.
A LIVROS VIKINGS NA VILA VIKING BRASIL
A Livros Vikings teve a honra de participar da inauguração do primeiro assentamento viking de São Paulo, a Vila Viking Brasil e lá foi representada por Paulo Marsal e sua esposa, Viviane Marsal, respectivamente seu idealizador e sua RP (relações públicas).
A despeito de comerem e beberem como bons vikings, participaram de algumas simulações de combate, jogos de força e arremessos, além de fomentarem a economia local, comprando um drinking horn e um hidromel. Dos parceiros da Vila Viking, puderam identificar a Hrafnar (vestimentas e artesanatos), a Hidromel Yggdrasil (cerveja e hidromel) e a Yggdrasil – Estudos Nórdicos RJ, além da Banda Tailten, porém havia mais.
De acordo com o casal, a imersão foi formidável, tudo os levava ao passado, e a sensação de pertencer àquele tempo ainda mais que o atual foi a tônica do encontro. “Não só pela música, dança, comida e bebida que estavam excelentes, mas poder vivenciar as coisas serem feitas como no passado, não têm preço, vale cada esforço e momentos investidos”, completou Paulo Marsal.
Para saber sobre as regras e/ou reservas, por favor, contate vilaviking@vilaviking.com.br.
por LIVROS VIKINGS
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments