Uma vila viking submersa na década de 1950 ressurgiu depois que os níveis de água diminuíram. Os baixos níveis de água decorrentes da recente estiagem revelaram também uma ponte centenária, que havia sido substituída por outra mais moderna.
Uma vila de origem viking submersa na década de 1950 em um reservatório de Yorkshire, no norte da Inglaterra, ressurgiu depois que os níveis de água do depósito diminuíram. A seca ocorreu devido a uma onda de calor alarmante que atingiu o Reino Unido nas últimas semanas.
O reservatório, também conhecido como Barragem de Baitings, foi construído em duas seções do vale do rio Ryburn em 1956 para fornecer água à cidade de Wakefield, de acordo com o jornal Yorkshire Post. O nome do sistema de armazenamento é o mesmo de uma aldeia nórdica, inundada ao longo dos 20 anos de seu projeto de construção.
Os baixos níveis de água recentes revelaram uma ponte centenária, que havia sido substituída por outra ponte mais moderna. O vilarejo datado da Idade Média foi exposto após uma recente onda de calor relacionada às mudanças climáticas e ficava em uma antiga rota de cavalos de carga através dos montes Peninos. Aproveite e leia o nosso artigo para conhecer a História dos Vikings do noroeste da Inglaterra.
O caminho ligava Yorkshire a Lancashire. Em 1989, uma história macabra ocorreu no reservatório: o corpo de um homem assassinado com um ferimento de tiro na cabeça foi encontrado no leito do sistema durante uma seca.
O indivíduo, que havia sido carregado com uma picareta, foi identificado como Laurence Winstanley, de 23 anos. A vítima havia sido vista pela última vez saindo de um bar em Oldham, no ano anterior. Seu corpo só ficou exposto porque o nível da água estava 12 metros abaixo do normal. Até hoje, o crime nunca foi resolvido.
A empresa que cuida dos níveis de água do reservatório, a Yorkshire Water, informou que está introduzindo sua primeira proibição do uso de mangueiras de jardim, já que os níveis de água do reservatório caíram abaixo de 50% pela primeira vez desde 1995.
De acordo com o jornal Metro, será a primeira proibição desse tipo em 27 anos, e cidadãos pegos desrespeitando a regra correm o risco de pagar multas de até 1 mil euros (aproximadamente R$ 5,1 mil, na atual cotação).
O clima quente e seco significa que os rios de Yorkshire estão se esgotando e nossos reservatórios estão cerca de 20% mais baixos do que esperávamos para esta época do ano.
- Diretor de água da Yorkshire Water, Neil Dewis, ao Metro.
Assista ao vídeo — em inglês — "Dry Baitings Reservoir reveals sunken bridge" para saber mais:
Você sabia que existe uma recriação de vila viking aqui no Brasil? É a Vila Viking Brasil, localizada em Juquitiba-SP, a primeira do tipo na América Latina. Clique em #vilavikingbrasil para saber mais.
FONTE: Revista Galileu
COM seca, vila submersa nos anos 1950 emerge de reservatório no Reino Unido. Revista Galileu. Rio de Janeiro, 15 de ago. de 2022. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2022/08/com-seca-vila-submersa-nos-anos-1950-emerge-de-reservatorio-no-reino-unido.html>. Acesso em: 16 de ago. de 2022. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Commentaires