Apenas seis meses após a emocionante descoberta de um navio Viking de mil anos enterrado na ilha norueguesa de Edøya, a mesma equipe de pesquisadores de georadar encontrou outra.
O navio enterrado foi encontrado a menos de 150m do primeiro, parecendo conter uma embarcação de oito remos com 1.000 anos de idade (na Noruega, Åttring, ou talvez um 'færing', que é igualmente longa, mas tem apenas dois remos).
Bjørn Ringstad, conservador do condado de Møre og Romsdal, disse que a nova descoberta ratificou a importância da ilha nos tempos vikings.
"Isso ajuda a fortalecer nossa impressão de Edøya como um centro de poder na Idade do Ferro", disse ele.
Enterrar pessoas ao lado de navios, explicou, fazia parte de uma tradição funerária aristocrática, reservada apenas aos membros mais ricos da sociedade. "Eles levavam um navio ou barco para servir de túmulo", disse ele.
Assim como os dois navio enterrados, o levantamento georadar revelou duas casas e cinco montes funerários.
Elin Kanck Lorentzen, que liderou os estudos de georadar como parte do projeto "One Piece of History" para o conselho do condado de Møre e Romsdal, disse que havia solicitado financiamento para pesquisas adicionais.
"O georadar nos ajudou a revelar novos segredos sobre o papel de Møre na Era Viking. Agora, cabe a nós encontrarmos bons modelos de como podemos criar valor com base em nossa história compartilhada", disse ela.
FONTE: The Local No
SECOND Viking-age ship found buried on Norwegian island. The Local No. Estocolmo, 29 de mai. de 2020. Disponível em: <https://www.thelocal.no/20200528/second-1000-year-old-ship-found-buried-on-norwegian-island>. Acesso em: 29 de mai. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments